quarta-feira, julho 19, 2006

Conquistar emprego é mais fácil nas pequenas empresas

O Verão é tipicamente o mês do calor, da praia e das férias. Mas há quem aproveite para trabalhar nestes três meses de forma intensiva.

As empresas de trabalho temporário têm então que criar estratégias para responder à procura e a tendência deste tipo de trabalho é, cada vez mais, crescente.

E é exactamente nesta época que se torna necessário para as empresas reforçarem as suas equipas. «As empresas de grande dimensão são as que recorrem com mais frequência ao trabalho temporário, seguidas das pequenas e médias empresas. Não obstante, as micro-empresas têm cada vez mais uma palavra a dizer relativamente ao recurso ao trabalho temporário», explicou o director da Allbecon, Miguel Evaristo, à «Agência Financeira».

Para as pequenas empresas, o trabalho temporário funciona como um período experimental alargado, onde muitas vezes os trabalhadores são integrados, enquanto que nas grandes empresas estes trabalham como uma forma de flexibilização de gestão, sendo nestas a integração mais rara.

Mulheres têm mais oportunidades

Nos dias de hoje, praticamente, todas as empresas de grande dimensão já recorreram pelo menos uma vez a esta forma de contratação. «São também as mulheres o recurso humano mais procurado, o que mostra que o trabalho temporário está a conquistar cada vez mais terreno», salienta sem, no entanto, adiantar os motivos para tal escolha. Contudo, tal como indicam outros estudos são as mulheres que auferem salários mais baixos.

O trabalho temporário continua a crescer e a desenvolver-se «numa óptica de proporcionar aos trabalhadores oportunidades de formação e, às empresas, uma ferramenta de flexibilidade e ganho de produtividade», conclui aquele responsável.

Sem comentários: