segunda-feira, maio 15, 2006

Bruxelas dá «luz verde» à adesão da Eslovénia à Zona Euro

A Comissão Europeia vai dar «luz verde» à adesão da Eslovénia à Zona Euro, já no próximo dia um de Janeiro de 2007.

Fonte comunitária disse à agência «Lusa» que, em Estrasburgo, na terça-feira, a Comissão Europeia vai «chumbar» as pretensões da Lituânia de aderir na mesma data.

Segundo a agência de notícias, enquanto a Eslovénia cumpre todos os critérios exigidos para se tornar na 13ª economia a aderir à Zona Euro, a Lituânia tem uma taxa de inflação demasiado elevada.

A Eslovénia, com apenas dois milhões de habitantes, tem uma inflação de 2,3% em 2005 e um défice orçamental de 1,8% do PIB, dentro dos critérios exigidos, o que lhe vai permitir abandonar o tolar no final do ano.

Por outro lado, a Lituânia apesar de ter uma situação orçamental também «exemplar» irá receber um parecer negativo por causa da sua taxa de inflação de 2,7%, apenas 0,1 pontos percentuais acima do limite estabelecido.

A decisão final sobre a adesão da Eslovénia será tomada pelos ministros das Finanças da União Europeia a 11 de Julho próximo depois de ouvido o parecer do Parlamento Europeu sobre a questão.

A Eslovénia, a dois de Março último, e a Lituânia, a 16 de Março, pediram à Comissão Europeia e ao Banco Central Europeu (BCE) para analisarem se as suas economias estavam prontas para aderir à Zona Euro no dia um de Janeiro de 2007.

Estas duas entidades tiveram de apreciar se os dois países alcançaram um grau elevado de convergência sustentada quanto aos chamados critérios de Maastricht: estabilidade de preços, défice orçamental, dívida pública e participação e comportamento no Mecanismo de Taxas de Câmbio.

Actualmente, dos 25 Estados-membros da UE, estão fora da Zona Euro o Reino Unido, Dinamarca e Suécia, assim como os 10 países da Europa Central e de Leste que aderiram em 2004.

Sem comentários: