segunda-feira, maio 15, 2006

Actividade da economia nacional a melhorar há oito meses

O indicador avançado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para a economia portuguesa, eu mede a evolução da actividade, está a melhorar há oito meses consecutivos.

No passado mês de Março, o indicador atingiu, inclusive, o valor mais alto desde Maio de 2001, nos 98,2 pontos. A subia, face aos 98 pontos de Fevereiro, é a maior desde Setembro de 2000.

No que se refere à taxa de variação a seis meses deste indicador, que visa identificar pontos de viragem do ciclo económico com uma antecedência de nove meses, também registou uma melhoria ligeira pelo oitavo mês consecutivo, desta vez até aos 3,72%.

O indicador para Portugal acompanha assim a tendência do indicador relativo à economia da área da OCDE, onde a organização encontrou igualmente a 11ª melhoria consecutiva, com o índice a subir para 109,6 pontos. O indicador a seis meses também está a subir há 11 meses e melhorou para 4,74% em Março. A Alemanha e o Reino Unido lideraram as melhorias.

Segundo a OCDE, o indicador avançado para a Zona Euro subiu 0,4 pontos para 109 pontos, com a 10ª subida consecutiva, e a taxa de variação a seis meses melhorou para 5,3%.

Para os Quinze, o indicador avançado da OCDE melhorou 0,4 pontos para 108,2 pontos. A taxa de variação a seis meses subiu para 5,3%. Foi a 10ª subida consecutiva.

Sem comentários: