O 2º Encontro Empresarial China ¿ PLP, que reúne 300 empresários chineses e da Comunidade dos Países de Língua Oficial portuguesa na capital, serve para estimular a realização de negócios entre empresas dos países envolvidos.
«Da maior importância para o aumento das trocas comerciais entre Portugal, a China e os Países da comunidade de Língua Portuguesa este encontro segue-se à visita do Primeiro-Ministro Chinês a Lisboa, em Dezembro passado, onde ficou estabelecido o compromisso político entre os dois países de aumentar as trocas comerciais entre a China e Portugal de forma equilibrada. Este encontro de empresários é mais uma iniciativa nessa direcção», refere o comunicado do ICEP.
Durante este encontro vão ser assinados alguns acordos, um deles entre o ICEP Portugal e o Instituto de Promoção ao Investimento de Macau (IPIM) para a abertura de um Centro Português de Negócios em Macau e outro para a abertura de um Centro de Distribuição de produtos portugueses na China. Será também ratificado o Protocolo de Cooperação entre o Banco BPI e a Associação Comercial Internacional para os Mercados Lusófonos, sedeada em Macau.
A China e Angola, nos PALOP, são os mercados para onde as exportações portuguesas mais crescem. Em Janeiro as exportações para a China cresceram 110% por comparação com o período homólogo e para Angola, as exportações portuguesas cresceram 30,3%. A China é o país que faz deslocar a Lisboa a maior delegação empresarial a este encontro num claro sinal da importância que atribuiu ao aumento das relações comerciais com Portugal.
«Este encontro está também a despertar grande interesse junto das empresas portuguesas. O número de empresas que já manifestaram interesse em participar em encontros com empresas Chinesas e dos países da CPLP ronda as duas centenas», concluem.
Sem comentários:
Enviar um comentário