sexta-feira, novembro 18, 2005

A ferrovia Ibérica

Por ferrovia são expedidas, apenas, 1% do total das nossas mercadorias (37 milhões de toneladas), situação que se mantém praticamente inalterada desde 1995. Isso mesmo revelam os dados do mais recente relatório do Observatório Transfronteiriço Espanha-Portugal. Uma realidade que não é só portuguesa. Espanha também exporta só 1% das suas mercadorias por ferrovia. Do ponto de vista das trocas entre os dois países, a ferrovia conquista uma quota de 2%, bem distante dos 7% que detinha em 1990. No que concerne ao transporte de passageiros entre os dois países, em comboios de serviço internacional, registou-se, em 2003, uma queda de 20,5% face a 2001. A fonteira com maior movimento é a de Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro (num total, ibérico, de 135 mil passageiros, 64 mil dos quais saídos de Portugal). Segue-se Marvão-Beira-Valencia de Alcántara e Valença-Tui.

Actualmente, as principais ligações, tanto de passageiros como de mercadorias, são Vilar Formoso-Fuentes de Onõro e Marvão-Beira-Valencia de Alcántara. Seguindo-se as ligações Elvas-Badajoz e Valença do Minho-Tui. De salientar que os serviços directos de transporte de passageiros Lisboa-Paris são assegurados sete vezes por semana, Lisboa-Madrid também sete vezes e Porto-Vigo14. Quanto às mercadorias, há um comboio diário de Lisboa e Porto para Madrid (via Marvão-Valencia de Alcántara), quatro comboios semanais entre Portugal e Espanha (via Elvas/Badajoz), três comboios semanais do Porto de Lisboa com destino a Vigo (via Valença/Tui), um comboio semanal para Irún e além Prinéus e um outro diário para vários destinos em Espanha (via Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro).

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