sexta-feira, novembro 18, 2005

TGV - novas prioridades

Em matéria de TGV, o Governo quer honrar os compromissos assumidos na Cimeira da Figueira da Foz, onde ficaram acordadas quatro ligações ferroviárias a Espanha (Lisboa-Madrid em alta velocidade e Porto-Vigo, Aveiro-Salamanca e Faro-Huelva em velocidade elevada).

Contudo, vai renegociar a calendarização das mesmas.

Isto porque, para além de considerar os prazos irrealistas, as prioridades para Portugal são as ligações Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid, uma vez que, segundo o ministro das Obras Públicas e Transportes, "são linhas que são auto-sustentadas" na sua exploração (com maior tráfego, logo maiores receitas). Aliás, eram as únicas linhas que já estavam a suscitar o interesse do sector privado. Quanto a Porto-Vigo, que seria a primeira linha a estar operacional, Mário Lino considera que, "em termos de tráfego, não tem lógica, numa óptica nacional, avançar com Porto-Vigo antes da ligação entre Lisboa e Porto".

Quanto a prazos, Lisboa-Madrid deverá estar operacional até 2013, até porque do lado espanhol há também um atraso, devendo a ligação a Badajoz estar operacional nesse mesmo ano.

Quanto à ligação Lisboa-Porto, que deverá estar a funcionar em 2014, o que se sabe, para já, é o que consta no Orçamento de Estado, ou seja, que na presente legislatura só arrancaria a construção desta linha. Recorde-se que esta ligação - exclusiva para passageiros, as mercadorias seguirão pela linha do Norte - deverá ter estações em Aveiro, Coimbra, Leiria e Ota. Foi também já tornado público que esta ligação será uma linha nova intregral, em vez da proposta faseada apresentada pela Rave. O que trará um custo adicional de 2,5 a 3 mil milhões de euros.

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