segunda-feira, novembro 28, 2005

China financia protecção ambiental

As autoridades chinesas criaram uma linha de crédito de 50 mil milhões de reminbi (5,28 mil milhões de euros) para projectos de protecção ambiental durante os próximos cinco anos, divulga hoje a agência de notícias Nova China.

A Administração Estatal de Protecção Ambiental (AEPA) e o Banco de Desenvolvimento Estatal (BDE) assinaram o acordo de financiamento durante um Fórum Internacional de Produção Ambiental que decorreu na província de Sichuan, no Sudoeste do país, refere a Nova China.

O BDE, braço financeiro do estado chinês para financiar diversas políticas públicas, atribuirá os empréstimos às áreas ambientais que o governo chinês, através do plano quinquenal de desenvolvimento para os anos de 2006-2010 considerou prioritárias.

As áreas contempladas são a recolha de resíduos perigosos, a recolha e tratamento de lixo e esgotos urbanos, a protecção ambiental em áreas rurais e melhoria na administração ambiental.

O total de investimentos chineses na área ambiental ascende a 1,3 milhões de milhões de reminbi nos próximos cinco anos, segundo números avançados no fórum e citados pela agência oficial Nova China.

A degradação ambiental da China tem sido uma das consequências do rápido crescimento económico do país.

Segundo a AEPA, 70 por cento da água nos cinco maiores sistemas de rios do país é imprópria para consumo humano.

A China é também o segundo maior país emissor do mundo de gases causadores de efeito de estufa (GEE), responsáveis pelo aquecimento global.

Segundo dados do departamento de estatística do país, em 2003 a China emitiu 3,958 milhões de toneladas de dióxido de carbono, principal GEE, contra 3,324 milhões de toneladas da União Europeia no mesmo ano.

As cinco cidades mais poluídas do mundo encontram- se na China que, segundo a AEPA, para produzir 10 mil dólares de produto interno bruto, consome 7,1 vezes mais de recursos minerais que o Japão, 5,7 mais que os Estados Unidos da América e mesmo 2,8 vezes mais que a Índia.

Segundo dados do Banco Mundial, 16 das 20 cidades mais poluídas do mundo encontram-se na China.

Sem comentários: