segunda-feira, agosto 07, 2006

Os homens mais ricos do País

As fortunas dos milionários portugueses cresceram 13% neste ano. Tendo em conta que a riqueza do País inteiro cresceu apenas 1%, muita gente ficou mais pobre.

Belmiro de Azevedo continua a ser o mais rico de Portugal, segundo a lista da Revista «Exame». Com uma fortuna avaliada em 1.779 milhões de euros (cerca de 1,2% da riqueza gerada pelo País todo no ano passado), este empresário do Norte, cuja riqueza lhe vem sobretudo do grupo que dirige, a Sonae, tem negócios tão díspares como o comércio, o imobiliário e a madeira. A fortuna pode aumentar em flecha se uma das empresas do seu grupo, a Sonaecom, conseguir comprar a PT, como pretende.

Também o segundo da lista, Américo Amorim, é um homem do Norte e conta com uma fortuna de 1.542 milhões. Os negócios do Grupo Amorim, que lidera, vão da cortiça ao imobiliário, passando por participações em instituições financeiras e, mais recentemente, na Galp Energia.

A terceira posição é ocupada por José Manuel de Mello, com mais de 1.100 milhões de euros de fortuna. Em comum com os dois empresários anteriores tem a diversidade dos negócios e investimentos. O seu império conta com os activos do Grupo José de Mello, que vão da Saúde ao Imobiliário, e tem ainda posições em algumas das mais importantes empresas do País, como a Brisa, EDP, BCP CUF e EFACEC Capital.

Além destes três nomes, mais 97 constam da lista da «Exame», todos eles com fortunas acima dos 64,9 milhões de euros. Belmiro de Azevedo é o único incluído também na lista da revista «Forbes», onde estão elencados os mais ricos do Mundo.

Sem comentários: