
Esta «fatia» de investimento ligado à participação portuguesa no Mundial intensificou-se a partir do mês de Maio, tendo representado em Junho, até ao final da fase de grupos, já 14% do investimento publicitário, segundo a análise publicitária da Initiative, com base nos dados da Mediamonitor.
McDonald's lidera investimento
Em termos absolutos, o investimento associado ao Mundial foi superior a 50 milhões de euros, sendo a McDonald's a responsável por 13% deste total, logo seguida pelas portuguesas TMN e Galp Energia com 9% e 7%, adianta a mesma em comunicado.
Considerando os investimentos totais efectuados este ano por estas marcas, a Gillette na condição de patrocinadora oficial do evento, é aquela que, maior percentagem do seu investimento publicitário alocou a esta associação (70%), seguida de muito perto pela Galp Energia.
A TMN, também patrocinadora da Selecção, em oposição só dedica 20% do seu orçamento a spots publicitários relacionados com a participação portuguesa no Mundial, tendo, no entanto, outros investimentos associados ao futebol, nomeadamente à Super Liga.
TMN e Coca Cola diminuem investimento
Para a TMN e Coca-Cola, o Mundial/Selecção terá representado uma nova temática de investimento já que, não obstante ocupem o 2º e 4º lugar do ranking de investimentos associados ao Mundial/Selecção, diminuíram mesmo o investimento face ao período homólogo do ano passado.
Destaque no entanto para o Continente que, num segmento que se encontra estagnado, cresceu 41% no período em análise.
A McDonald's e a Galp Energia, cresceram perto dos 30% indiciando também algum esforço adicional face ao ano passado. Ainda assim, o mercado publicitário cresceu 17%, mas em termos reais apresenta-se estagnado.
Sem comentários:
Enviar um comentário