
A variação mensal foi de 0,1%, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em Junho, os preços na produção industrial apresentaram uma subida de 0,1%, desacelerando 1,0 p.p. face à taxa registada em Maio passado. Esta evolução deveu-se ao andamento registado em todos os agrupamentos, com destaque para os de Bens de Consumo e de Energia, com desacelerações na ordem de 1,1 (pp.) de 1,8 (p.p.).
A Secção das Indústrias Transformadoras, ao registar um abrandamento de 1,4 p.p. na taxa de variação mensal (0,1%), determinou a evolução do índice total.
As restantes secções registaram contributos não significativos para a variação do índice agregado, tendo a Indústria Extractiva e a Produção e distribuição de electricidade, gás e água registado variações nulas face a Maio.
Variação média nos últimos doze meses atinge 4,8%
A taxa de variação nos últimos 12 meses situou-se em 4,8%, aumentando 0,2 (p.p.) face ao observado em Maio.
A generalidade dos grandes agrupamentos industriais apresentou acelerações face às variações registadas no mês anterior, tendo o agrupamento de bens intermédios registado a contribuição mais relevante.
O INE salienta ainda o crescimento nos preços do agrupamento Energia (10,9%), que contribuiu com 3,8 (p.p.) para o crescimento médio do nível total dos preços.
As secções da electricidade, gás e água e das indústrias extractivas apresentaram taxas de variação médias relativamente estabilizadas, situando-se estas em 5,9% e em 0,8%, respectivamente.
A secção das indústrias transformadoras registou uma taxa de variação média de 4,5%, superior em 0,3 (p.p.) à verificada no período anterior.
Sem comentários:
Enviar um comentário