O sistema financeiro português é «sólido e a sua supervisão adequada», elogia o Fundo Monetário Internacional (FMI), no comunicado divulgado esta quarta-feira.
O recente Programa de Avaliação do Sistema Financeiro (Financial Sector Assessment Program (FSAP)) concluiu que o sector financeiro em Portugal superou positivamente o abrandamento económico.
«Os bancos diversificaram as suas fontes de rendimento, racionalizaram os custos operacionais, e melhoraram os procedimentos de gestão de risco. Como resultado, o sector bancário português é favoravelmente comparável aos de outros países da UE em termos de qualidade dos activos, eficiência e rentabilidade, situando-se a adequação de capital próximo da média da EU». Justifica o FMI.
Sector dos seguros melhorou em Portugal
O sector dos seguros melhorou, reflectindo um aprofundamento do mercado, um melhor alinhamento dos prémios de risco em algumas categorias, investimentos com rentabilidade positiva, e alguma racionalização dos custos com o pessoal.
A infra-estrutura para a liquidação de pagamentos e transacções de títulos está adequadamente desenvolvida e é tecnologicamente avançada para minimizar potenciais riscos.
O quadro geral regulamentar prudencial é sólido e a supervisão quer das instituições financeiras, quer dos sistemas de pagamentos e de liquidação é profissional e activa, situando-se ao nível dos padrões internacionais, enumera a mesma fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário