sexta-feira, maio 12, 2006

Portugal obtém das maiores taxas de crescimento publicitário

Os mercados publicitários a nível mundial estagnaram em 2005, mas Portugal até foi dos que se registou melhor comportamento.

Ao contrário de 2004, onde a generalidade dos mercados publicitários apresentaram uma evolução favorável, o ano de 2005 ficou marcado pela estagnação do sector.

O ritmo de crescimento dos nove maiores mercados mundiais não deverá ter ultrapassado, no último ano, os 3,7 pontos percentuais, segundo os dados do Observatório de Comunicação (OBERCOM).

As grandes excepções foram a China e a Rússia, países onde a taxa de crescimento excedeu largamente a casa dos 15%.

Receitas sobem mais de 22% no nosso mercado

Portugal, também, foi uma excepção, já que os investimentos publicitários ultrapassaram os 3,636 milhões de euros, um crescimento de 22,3% em 2005 face ao ano anterior.

Para este ano, o OBERCOM prevê que o indicador alcance os 4,7%, atingindo um montante próximo dos 225 mil milhões de euros.

O mercado publicitário mundial este ano, apesar de não atingir o dinamismo de 2004, conhecerá este ano uma retoma.

Entre os factores a contribuir para este desenlace está a recuperação económica mundial, a realização de vários eventos mediáticos, como os jogos olímpicos de Inverno, o Campeonato do Mundo de Futebol. Em Portugal, também o Campeonato Europeu de sub-21 e o Rock in Rio vão dar impulso ao mercado publicitário.

Relativamente aos suportes de comunicação, a mesma fonte revela que a Internet, independentemente do país, volta a ser a plataforma publicitária que maior índice de crescimento tem vindo a registar.

Sem comentários: