quarta-feira, março 29, 2006

Ibersol lucra mais 10% em 2005 e planeia aquisições

O grupo Ibersol obteve, em 2005, lucros líquidos consolidados de 9,2 milhões de euros, um crescimento de 10% face ao período homólogo.

De 2004 para 2005, a Ibersol registou um volume de negócios consolidado que passou de cerca de139,4 para 142,4 milhões de euros, o que correspondeu a um crescimento de 2,2%.

O volume de vendas de restauração em lojas próprias registou um crescimento de 2,4% e ascendeu a 136,5 milhões de euros, distribuídas por Portugal, o que correspondeu a um crescimento de 1,7% e pelo mercado espanhol, onde registou uma subida de 7,5%, anunciam em comunicado.

Durante o exercício de 2005, registaram-se as aberturas de 30 lojas próprias, das quais
26 em Portugal e 4 em Espanha, e foram encerradas 9 unidades próprias, em Portugal e 3 franquias, em Espanha. Assim, no final do ano, o total de unidades operadas directamente pelo Grupo era de 295 e existiam 35 contratos de franquia, 27 em Espanha e 8 em Portugal.

As marcas que mais contribuíram para o volume de vendas foram a Pizza Hut, a KFC e a Pans.

A margem EBITDA aumentou 2,6%, representando 16,8% das vendas e a margem bruta das vendas face ao ano anterior aumentou, passando a representar 78,1% do volume de negócios.

Quanto ao peso dos custos com pessoal subiu para 30,4% e dos FSE manteve-se em 32,4% do volume de negócios.

A empresa acrescenta ainda, «continuamos a pretender ser o maior operador português de restauração multimarca e assumir uma presença crescente no mercado espanhol, onde procuraremos intervir activamente, quer através da implantação de novas unidades, quer através da aquisição de novos negócios. A dimensão já atingida pelos negócios localizados em Espanha irá certamente propiciar uma crescente melhoria da rendibilidade».

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