terça-feira, fevereiro 21, 2006

Jerónimo Martins estuda negócio de farmácias na Polónia

A retalhista Jerónimo Martins continua a pesquisar e a analisar novas vias de crescimento, sejam elas novos formatos de loja ou novos negócios. Já neste mês de Fevereiro, o Grupo estabeleceu a parceria com a Associação Nacional de Farmácias (ANF) para estudar, no mercado polaco, a possibilidade de iniciar um negócio na área das farmácias, anuncia a empresa em comunicado divulgado pela Comissão de Mercado de valores Mobiliários (CMVM).

Considerando que 2006 vai ser um ano de mudanças substanciais no mercado(especialmente em Portugal), a gestão da retalhista traçou objectivos exigentes para o ano. Assim, espera ultrapassar em Portugal o plano de 15 novas lojas de Retalho e assegurar um mínimo de 80 inaugurações na Polónia.

Em Portugal, a retalhista prevê atingir «taxas de crescimento significativas», o que combinado com «ganhos de eficiência no investimento do capital suportará os retornos ao capital investido e permitirá às insígnias fortalecerem a sua posição competitiva no mercado», refere o mesmo comunicado.

Já na Polónia, o Grupo irá manter elevado ritmo de aberturas e de crescimento de resultados, consolidando a sua posição de liderança no sector.

Empresa quer manter liderança do Pingo Doce nos supermercados

As cadeias de Retalho do Grupo continuarão a consolidar as suas estratégias de preço e de diferenciação. O Pingo Doce reforçará a posição de liderança no segmento dos supermercados, dando continuidade ao desenvolvimento dos perecíveis e da marca própria, como factores de diferenciação.

O Feira Nova prosseguirá com o crescimento dos negócios Electric Co e New Code e o investimento em perecíveis e em marca própria, como factores de atracção e fidelização, respectivamente.

Já no que se refere ao Recheio dará uma atenção especial às oportunidades que o canal HoReCa oferece, estando a insígnia a testar quais os formatos mais eficientes para abordar os vários segmentos do mercado.

Na área da Indústria, espera assistir a crescimentos de vendas e à consolidação das quotas de mercado em todas as Áreas de Negócio, através de um forte investimento em preço e de uma clara aposta na inovação. A optimização de custos e a refocagem num portfólio de marcas fortes são as duas prioridades das Companhias.

No sector da distribuição alimentar na Polónia, a empresa conta com a manutenção de um quadro concorrencial muito agressivo e a continuidade dos planos de expansão da maioria dos operadores, embora uma maior estabilidade política e as perspectivas de crescimento económico se apresentem como factores positivos para o aumento do consumo.

Por último, a Biedronka persistirá na sedimentação da estratégia, garantindo a manutenção da sua vantagem no mercado e focando toda a Organização no crescimento contínuo, rápido e sustentado. A operação continua a apresentar agressivos planos de expansão (80 a 100 lojas/ano) e de remodelação (40 a 60 lojas/ano) e pretende criar mais uma região logística e operacional, no sentido de adequar a estrutura operacional ao potencial de crescimento existente.

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