sexta-feira, dezembro 09, 2005

80% dos portugueses fazem compras de Natal nos hiper

Quase 80% dos portugueses prefere as grandes superfícies comerciais (hipermercados e centros comerciais) para fazer as compras de Natal, segundo um estudo da Multidados, apenas 20,7% escolhe o comércio tradicional.

No que se refere ao tipo de presente, a roupa lidera as intenções de compra, com 28,83% dos consultados a apontarem este tipo de produto. Seguem-se os livros, com 24,5%, os Cd/Dvd com 12%, os perfumes com 11,7%, os brinquedos 9,4% e por fim os chocolates, com 4,3%.

Contas feitas, a lista de compras de Natal deverá representar, para 37,6% dos inquiridos, gastos entre 51 e 150 euros. Outros 26,1% pensam gastar entre 151 e 250 euros e 15,6% pensam gastar mais de 250 euros. Apenas 9,5% dos inquiridos tenciona gastar até 50 euros nas suas compras de Natal.

Como bons portugueses, os inquiridos deixam, na sua maioria, as compras de Natal para a última hora. Assim, 59,6% não tinha, até à data do estudo, efectuado as suas compras de Natal. De resto, 38% tinha planeado fazer as suas compras de Natal da semana de 5 a 11 de Dezembro (aproveitando o feriado), 19,2% entre os dias 12 e 18 de Dezembro e 16,5% entre os dias 19 e 23 de Dezembro.

Internet merece desconfiança

O estudo conclui ainda que a Internet ainda não é uma superfície comercial de peso, pelo menos para as compras de Natal dos portugueses, uma vez que 61,4% dos utilizadores de internet não pretende efectuar compras de Natal online.

Quando questionados sobre as razões para não efectuarem compras de Natal online, 14% dos inquiridos disse que gosta de ver/tocar pessoalmente nos produtos, 11,5% referiu a falta de confiança nos sites de vendas, 5,9% prefere o comércio tradicional e ainda 4,5% afirmaram gostar do movimento próprio da época de Natal, entre outras razões.

Dos que efectuam compras online, a comodidade (não terem de sair de casa) foi apontada por 67,8% como a grande vantagem para efectuarem as suas compras de Natal online, sendo a principal desvantagem a possibilidade de atraso das encomendas (35,6%) e o facto de não poderem comprovar a qualidade dos produtos (31,5%), para além de não haver, segundo 12,7% dos inquiridos, bons sites de vendas em Portugal.

Os presentes preferidos, para quem compra online são os livros (22,1%), a roupa (11,6%), Dvd (10,1) e Cd (8,5%), entre outros.

No que à Internet diz respeito, 13,9% dos inquiridos pensa gastar entre 51 e 100 euros nas suas compras de Natal online.

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