quinta-feira, novembro 24, 2005

Salários devem subir entre 3,8 e 4%

O aumento salarial médio em Portugal variou entre 3,6% e 3,9% em 2005, segundo um estudo da Watson Wyatt Data Service. Para o próximo ano, prevêem-se subidas médias entre os 3,8 e os 4%. As áreas de engenharia e de investigação e desenvolvimento são as que registam maiores subidas.

«O aumento médio [salarial] em 2005 variou entre 3,6% e 3,9% e prevêem-se aumentos entre 3,8% e 4% para 2006», segundo o relatório da Watson Wyatt que analisa as tendências remuneratórias de funções dos diversos sectores de mercado, explica um comunicado enviado pela empresa.

«Os aumentos verificados não se resumem à gestão de topo, mas aos diversos níveis» acrescenta a empresa.

A área de engenharia é a que viu o salário total anual (inclui remuneração base e variável) crescer mais, com um aumento de cerca de 9% face a 2004, na mesma área, o salário base anual do director de engenharia cresceu cerce de 20%, de acordo com o mesmo estudo.

«Os resultados para a área de investigação e desenvolvimento indicam aumentos elevados, observando-se um aumento de 15% no salário base anual do director», um facto que a Watson Wyatt diz poder estar relacionada com a «reposição do sistema de incentivos fiscais e de atribuição de bolsas (por parte do Estado), na contratação e/ou formação de recursos humanos qualificados na área de inovação empresarial».

As áreas que registaram menores aumentos foram as de administração/serviços institucionais e fabril, verificando-se «uma moderação nos aumentos efectuados nas funções desta área, embora os níveis mais baixos sejam menos afectados por esta tendência», conclui o relatório.

Sem comentários: