
A ministra espanhola do Fomento, Magdalena Álvarez, não tem dúvidas de que a ligação ferroviária entre Vigo e Porto abrirá em 2009.
A responsável pela tutela defende o projecto como sendo «fundamental» e garante que vai defendê-lo, mantendo os timings avançados pelo Governo. «O corredor Vigo-Porto mantém o calendário, com abertura na parte espanhola, entre Vigo e a fronteira portuguesa, em 2009», referiu.
A ministra sublinhou ainda que, na parte portuguesa, que vai do porto à fronteira com Espanha, o calendário será fixado pelo Executivo português, de acordo com as conclusões de um estudo que o Governo português aguarda e que deverá ser conhecido no próximo dia 13 de Dezembro.
Para impulsionar esta linha ferroviária, foi criado um subgrupo de trabalho bilateral e específico hispano-português, dentro do grupo de contactos de alto nível, em que participará também a Junta da Galiza.
A decisão de manter as quatro ligações ferroviárias a Espanha foi reiterada na cimeira que decorreu recentemente em Évora, e foi também daquela reunião que saiu a decisão de avançar com a ligação de Alta Velocidade Lisboa-Madrid.
Sem comentários:
Enviar um comentário