domingo, outubro 01, 2006

Governo assume aumento do PIB para 1,5% em 2006

O ministro Manuel Pinho admite que a economia portuguesa pode crescer em torno de 1,5%, este ano.

O PIB vai crescer acima das melhores previsões do Banco de Portugal e das projecções até agora assumidas pelo Executivo socialista, mas não defende a projecção de 3% para 2007, que lhe é atribuída por algumas fontes da imprensa.

A projecção «optimista» para este ano foi, de facto, referenciada pelo ministro da Economia e da Inovação na quinta-feira.

Manuel Pinho fez, de facto, referência ao crescimento d economia portuguesa na sessão de encerramento do VIII Fórum da Indústria Têxtil organizado pelo CITEVE, em Vila Nova de Famalicão, confirmou fonte do Ministério da Economia e da Inovação (MEI) ao Diáiro Digital esta sexta-feira.

Porém, vários sites de informação (nacionais e internacionais) indicam que o ministro adiantou, ainda, a previsão de 3% para o PIB em 2007.

Confrontado com este valor, fonte do MEI frisa que a projecção para 2006 (+1,5%) já tem sido mencionada por membros do Governo em várias ocasiões e é justificada por indicações fiáveis, como as do último relatório do Banco de Portugal.

Quanto aos «3% para 2007», a mesma fonte considera que o ministro não a defende. É «algum mal-entendido», admite a mesma fonte. Esse número refere-se a projecções inscritas pelo Governo em vários documentos mas reportado ao final da legislatura, «não para 2007», esclareceu, citado pela agência «Reuters».

Sem comentários: