quarta-feira, agosto 09, 2006

Reserva Federal dos EUA mantém taxas de juro nos 5,25%

A Reserva Federal norte americana (Fed) decidiu manter as suas taxas de juro inalteradas nos 5,25 por cento, depois de 17 subidas consecutivas.

No entanto, deixou a porta aberta para novas subidas de juros ainda este ano, dependendo da evolução da economia do país.

O mercado já esperava por esta decisão, mas para o presidente da Fed, Ben Bernanke, e para os restantes membros do comité da Reserva Federal, foi difícil escolher entre prosseguir com a política monetária contraccionista dos últimos dois anos e agravar o abrandamento económico ou correr o risco de uma espiral na subida dos preços.

Embora a Fed tenha decidido não alterar as taxas de juro nos EUA, a Zona Euro já tem novas subidas em perspectiva, uma vez que a persistência de riscos inflacionistas leva os investidores da União Económica e Monetária a não esperarem uma pausa nos juros.

Recorde-se que na passada semana, o presidente do Banco Central europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, disse que «as subidas nas taxas de juro estão praticamente garantidas».

Também o comité da Fed afirmou que «mantêm-se alguns riscos de inflação, e a amplitude e o timing de qualquer subida adicional que possa ser necessária para gerir estes riscos vai depender da evolução do panorama da inflação e do crescimento económico».

Sem comentários: