A produção industrial no Reino Unido caiu 0,1 por cento em Junho face ao mês anterior, surpreendendo negativamente os analistas, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo departamento de estatísticas britânico.
Os analistas consultados tinham estimado um aumento da produção em 0,2 % face ao aumento de 0,2 % registado em Maio, mas o número contrariou as expectativas, adianta a agência «Lusa».
Em termos homólogos, a produção industrial registou um recuo de 0,7%, superior à quebra de 0,3 % estimada pelos analistas, mas ligeiramente inferior à descida de 0,8 % do mês anterior.
Os trabalhos de manutenção em equipamentos petrolíferos e na interligação de gás entre os Estados Unidos e o Reino Unido atrasaram a produção, refere o gabinete estatístico.
A produção de petróleo e de gás caiu 3,1 % face a Maio e 12,4 % em termos homólogos, enquanto a extracção mineira e pedreira desceu 2,9 % na variação mensal e 10,8% comparativamente com o período homólogo do ano passado.
No caso específico da indústria manufactureira, que não inclui as mineiras e indústrias de petróleo e de gás, registou-se uma subida mensal de 0,1% em Junho, abaixo do aumento de 0,2 % esperado pelos analistas e da subida de 0,6 % de Maio.
A produção caiu em cinco dos 13 sectores, com as maiores quebras a verificarem-se nos químicos e nas fibras de fabrico manual.
Em termos homólogos, a produção manufactureira no Reino Unido aumentou 0,9 % em Junho, em linha com o esperado, após uma subida de 1% em Maio.
Sem comentários:
Enviar um comentário