quarta-feira, agosto 02, 2006

Preço dos carros sobe mais em Portugal que no resto da UE

Portugal foi o país da União Europeia onde se registaram os maiores aumentos nos preços dos automóveis.

Durante o último ano (de Maio de 2005 a Maio de 2006), a subida foi de 3,6% no nosso País, revelam dados da Comissão Europeia. Uma subida que fica muito acima da registada no conjunto da Zona Euro, onde se deu um aumento de 1,4%, e no conjunto da União Europeia, com uma subida de 0,8%.

Depois de Portugal, Espanha registou a segunda maior subida, de 2,7%, seguindo-se a Itália, com mais 2,5%, a Alemanha, com 1,5%, e França com 0,9%. Pelo contrário os preços desceram mais na Eslovénia (8,1%), Eslováquia (7,6%), Estónia (4,2%), Hungria (4,1%) e Polónia (3,1%).

A Alemanha continua a ser o país mais caro da União Europeia para comprar carro, se tivermos em conta o preço base do veículo antes do pagamento dos impostos. Os carros sem impostos são mais baratos na Dinamarca. Se olharmos apenas para a Zona Euro, então é a Finlândia a mais barata.

Olhando para os dez modelos mais vendidos no ano passado, o Ford Focus é aquele em que a diferença de preço entre a Alemanha (país mais caro) e a Finlândia (país mais barato) é maior: 30%.

Sem comentários: