
A GE Energy Financial Services, do grupo norte-americano GE, proprietária e financiadora do empreendimento, anunciou já que esta unidade de produção de energia solar de 11-megawatts inclui 52 mil módulos fotovoltaicos e será construída num único local em Serpa, a 200 quilómetros a sudeste de Lisboa, numa das áreas de maior exposição solar da Europa.
A empresa contou com os serviços da PowerLight, fornecedora global de sistemas de energia solar, que concebeu e vai operar e manter esta central produtora de energia solar utilizando o inovador sistema PowerTracker da empresa. Também a Catavento teve o seu papel no projecto. Esta empresa portuguesa de energias renováveis desenvolveu o projecto e vai assegurar serviços de gestão.
O projecto será desenvolvido numa área de 60-hectares (150 acres) voltada a sul que se manterá como área agrícola produtiva, deverá estar em plena operação em Janeiro de 2007. Nessa altura deverá contar com uma potência instalada de 11 megawatts (MW), energia suficiente para satisfazer as necessidades de 8 mil casas.
«Este investimento constitui um passo importante para a GE Energy Financial Services não apenas porque se trata da maior central de energia solar fotovoltaica do Mundo mas também porque é o nosso primeiro projecto de energia solar na Europa», disse Alex Urquhart, Presidente e CEO da GE Energy Financial Services, a propósito da central.
«Para além disso, a unidade beneficiará da utilização da inovadora tecnologia de seguimento solar da PowerLight que reforçará as vantagens energéticas da unidade. Esperamos trabalhar com a PowerLight noutros projectos de energia limpa noutros países no quadro da iniciativa «Ecomagination» da GE para ajudar os clientes a responder aos seus desafios ambientais», acrescentou.
1 comentário:
gostei do blogue, muito interessante.
Enviar um comentário