quinta-feira, junho 01, 2006

BP ganhou mil milhões com ouro

O Banco de Portugal ganhou durante o ano passado cerca de 1000 milhões de euros com a valorização dos seus activos em ouro.

Beneficiando, assim, da evolução recente deste mercado a nível internacional.

De acordo com as contas nacionais financeiras publicadas este mês pelo Banco de Portugal, o valor do ouro monetário e dos direitos de saque especiais (DSE) detidos pelas sociedades financeiras portuguesas passou de 4855 milhões de euros em 2004 para 5924 milhões no ano passado, avança o «Diário de Notícias».

Entre as sociedades financeiras, apenas o Banco de Portugal detém este tipo de activos. Além disso, os DSE representaram, em 2004, pouco menos de 1,5% do valor do ouro.

Por isso, apesar de não ser possível através dos dados agora disponibilizados distinguir estas duas componentes (ouro e DSE) é seguro assumir que a grande maioria da valorização de 1069 milhões de euros registada em 2005 se deveu ao ouro.

O enriquecimento do Banco de Portugal por esta via acontece apesar de esta entidade ter mantido em 2005 a sua política de diversificação das reservas externas através da venda de ouro.

Durante o ano passado, o Banco de Portugal anunciou a colocação no mercado de 45 toneladas de ouro. Estas vendas terão rendido, de acordo com as contas nacionais financeiras agora divulgadas, 507 milhões de euros.

Com menos toneladas de ouro nos seus cofres, o Banco de Portugal viu, no entanto, o seu valor aumentar significativamente graças à alta de preços no mercado.

Entre 31 de Dezembro de 2004 e o mesmo dia do ano seguinte, o ouro transaccionado nos mercados internacionais valorizou-se 18,1%.

Sem comentários: