
Segundo a «Lusa», a produção industrial do computador, que é do tamanho de um livro e pesa pouco mais de meio quilo, vai arrancar em Junho, diz a agência noticiosa, que adianta que os responsáveis pela concepção querem exportar os computadores para o resto do mundo, em especial para os países em vias de desenvolvimento.
«Esperamos que os nossos computadores sejam acessíveis a toda a gente», disse Zhang Fuxin, do Instituto de Tecnologia Informática da China, parte da Academia de Ciências Sociais do país.
O computador, que foi baptizado de «Longmeng», ou Sonho do Dragão, utiliza os micro-processadores chineses Godson II e, segundo Zhang, tem uma capacidade de funcionamento equivalente a um computador de mesa Pentium III de 1 Gigabyte.
O computador vem equipado com um leitor de DVD e permite jogar jogos de vídeo.
Em 2005, Nicholas Negroponte, um dos maiores especialista mundiais na área das novas tecnologias, propôs a concepção de um computador de baixo custo ao abrigo do projecto «Um Portátil por Criança».
O projecto tem como objectivo fazer chegar as novas tecnologias às crianças dos países em desenvolvimento e introduzi-las nos sistemas de ensino desses países.
O primeiro protótipo de um computador de baixo custo foi apresentado em Novembro passado por Negroponte e pelo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.
Sem comentários:
Enviar um comentário