terça-feira, fevereiro 07, 2006

Telefónica, France Telecom, BES e Estado querem a Portugal Telecom

A Oferta Pública de Aquisição lançada pela Sonae sobre a Portugal Telecom tem mais candidatos. Segundo adianta o BPI no seu Iberian Daily várias partes interessadas poderão juntar-se ao jogo, nomeadamente a Telefónica, a France Telecom, o Banco Espírito Santo, o Estado português, etc.

«A Sonae despoletou um processo que vai muito provavelmente alterar o status quo do mercado português de telecomunicações e da Portugal Telecom como a conhecemos hoje», referem Ricardo Pimentel Seara e Flora Trindade do BPI.

Já um research do banco alemão WestLB adianta que a oferta da Sonae é equivalente em termos de múltiplos à da cable and Wireless pela British Telecom ou à da Arcor pela Deutsche Telekom, com a excepção que a Sonae, além de ser um concorrente da PT, é um grande aglomerado com suficiente força financeira para avançar.

Adiantam ainda que o Governo português prefere esta oferta a uma vinda do estrangeiro, mas que o reposicionamento de activos seria um pré-requisito, pelo que a área móvel da Sonae seria vendida à France Telecom enquanto a Vivo, no Brasil, seria entregue à Telefónica.

Já a Merril Lynch dá destaque ao Estado português, que terá de dar o seu aval à operação. Também necessária è a aprovação do regulador que poderá ver com algumas reticências que um grupo detenha 67% do mercado de telecomunicações.

Sem comentários: