terça-feira, fevereiro 14, 2006

Banif Investimento assegura operação harmónio da Cipan

A Cipan, Companhia Industrial Produtora de Antibióticos, S.A., uma das empresas do sector farmacêutico nacional, concluiu com sucesso a operação de aumento de capital social de cinco milhões de euros. O aumento de capital enquadrou-se na Operação Harmónio que a Cipan iniciou em Junho de 2005 e na qual o Banif Investimento foi o assessor financeiro.

Esta operação teve o seu início com uma redução de capital social de 9 milhões de euros, medida destinada exclusivamente a cobrir de forma adequada os resultados transitados negativos acumulados pela empresa. O capital social da Cipan foi reduzido de 22,5 milhões de euros para 13,5 milhões de euros por redução do valor nominal da totalidade das acções representativas do capital social de 5 euros para 3 euros e de uma divisão de cada acção em três novas acções com o valor nominal unitário de um euro.

Recentemente, foi concluída uma operação de aumento de capital social de 13,5 milhões de euros para 18,5 milhões de euros, a qual se concretizou através de uma Oferta Pública de Subscrição por novas entradas em numerário reservadas aos actuais accionistas no montante de 4 milhões de euros e de uma incorporação de reservas no montante de 1 milhão de euros.

A referida Oferta Pública de Subscrição foi subscrita integralmente pelos accionistas da Cipan ao preço de um euro cada, correspondente ao seu valor nominal unitário de cada acção, tendo inclusive havido lugar a rateio dos pedidos de acções sobrantes.

Com o sucesso obtido com a operação de aumento de capital social, a Cipan reforçou os seus capitais próprios dotando-se dos recursos financeiros necessários à condução dos diversos projectos de investimento que tem vindo a desenvolver.

Neste âmbito, destaca-se a aposta da Cipan no desenvolvimento de um novo produto Beta Lactâmico, de procura mundial em crescendo, o que se traduziu num investimento global na ordem dos 5 milhões de euros ao nível da expansão da respectiva capacidade produtiva.

Adicionalmente, e ainda no plano dos investimentos realizados, foi concluído em Junho de 2005 o projecto de construção de um novo Laboratório de Controlo de Qualidade e de Investigação & Desenvolvimento, o qual representou um investimento superior a 3 milhões de euros.

A par dos projectos de remodelação e expansão das unidades produtivas, o projecto de expansão da Cipan continua a primar pelas suas preocupações ambientais, com expressão ao nível do investimento realizado na construção de uma nova ETAR e de uma estação de tratamento e armazenagem.

Sem comentários: